Foto: Divulgação
Faltando um mês e meio para o Daer cumprir a promessa de entregar os projetos prontos dos 9 km da duplicação da Faixa Nova de Camobi, as autoridades locais ainda tentam convencer o governo do Estado a fazer algumas alterações na proposta da obra. A principal chance de mudanças seria que, quando a RSC-287 estiver duplicada, permitir que veículos sigam atravessando de um lado a outro da rodovia onde houver sinaleiras previstas, como na entrada e saída da Cohab Fernando Ferrari. É que o projeto original prevê que a duplicação tranque essa passagem de um lado a outra da Faixa Nova.
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– O projeto de duplicação prevê, na Rua Heitor da Graça Fernandes e outros pontos, apenas sinaleiras para pedestres. Pedimos ao Daer que, já que vai haver sinaleiras, que mantenham a passagem de veículos também liberada, para não dividir o bairro em dois e para não acumular veículos nos retornos, como do trevo da UFSM – afirmou o vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo).
Outra discussão é sobre a possibilidade de mudar o trevo de acesso à UFSM, mas as chances são menores. Ali, o viaduto deve ter 550 metros de extensão pela Faixa Nova, passando por cima da Avenida Roraima. Meneghetti também conseguiu com o Daer a arte gráfica mostrando como devem ficar os viadutos de entrada e saída de veículos na Avenida Evaldo Behr, no Novo Horizonte, e também do trevo da Estrada de Pains (acesso secundário à UFSM). Nos dois pontos, ele vê a solução como adequada, pois prevê que a Faixa Nova seja rebaixada, com alças de entrada e saída de veículos por cima da rodovia.
Agora, a luta é para que o Daer conclua os projetos até dezembro e preveja verbas no Orçamento de 2026 para cumprir a promessa de licitar a obra no ano que vem.